Você já pensou em colocar seus filhos em uma aula de ballet? Pode parecer cedo, no entanto, participar de aulas de dança desde pequeno pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento da criança, tanto no que diz respeito às habilidades físicas quanto às emocionais e cognitivas.
Afinal, qual a idade certa para começar e quais os benefícios dessa atividade para os pequenos? Neste post, explicamos o que você precisa saber sobre a importância do ballet no desenvolvimento infantil. Confira a seguir!
Quando a criança pode começar?
Durante a infância, o ballet é dividido em duas categorias, de acordo com a idade dos pequenos: a baby class, direcionada para alunos de 3 a 6 anos e o ballet infantil, voltado para crianças maiores de 7 anos.
As aulas de baby class têm o objetivo de desenvolver a criatividade, socialização e expressão dos pequenos. Nessa fase, as atividades são mais livres e lúdicas. As crianças brincam e se divertem enquanto trabalham suas habilidades motoras e sua independência.
Já no ballet infantil, as aulas são mais focadas em sequências de exercícios de barra e centro, nas quais a criança desenvolverá melhor sua coordenação motora, postura do corpo e fortalecimento muscular. As aulas para crianças maiores de 7 anos também trabalham a disciplina e a musicalidade.
Quais os benefícios do ballet na infância?
O ballet é uma excelente atividade para meninos e meninas e auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades físicas, sensoriais, cognitivas e emocionais. A seguir, listamos as principais.
Flexibilidade e força muscular
O ballet estimula uma melhor postura e consciência corporal desde cedo, melhorando as funções motoras e desenvolvendo a força muscular e a flexibilidade da criança.
Sociabilidade com outras crianças
Aprender a trabalhar em grupo, se comunicar melhor e respeitar os limites individuais também são benefícios de participar de uma aula de dança desde cedo. Além disso, o ballet também pode proporcionar fortes laços de amizade entre os pequenos.
Foco e concentração
Crianças têm muita energia, por isso, muitas vezes podem sentir dificuldades de se concentrar e manter o foco, o que acaba por prejudicar o desempenho escolar. O ballet, portanto, pode se mostrar um excelente aliado no desenvolvimento da concentração. Isso porque as aulas exigem disciplina e foco, para que o aluno consiga executar os exercícios propostos pelo professor.
Desenvolvimento emocional e autoestima
Por fim, a dança também melhora a confiança da criança, fazendo com que ela consiga desenvolver suas habilidades sociais e vencer a timidez. Como nessa idade as aulas e apresentações são mais voltadas para a diversão, elas possibilitam, de forma leve, que os pequenos aprendam a confiar em si mesmos e em seus colegas e professores.
As aulas de ballet trazem muitos benefícios para o desenvolvimento da criança, o que, no futuro, pode ajudá-la em diversas áreas da vida. No entanto, é fundamental que o pequeno sinta prazer na atividade, por isso, os pais não devem pressionar nem obrigar os filhos a participar.
Gostou do post? Siga nossos perfis no Facebook e no Instagram, e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.