O ballet é uma dança que foi sendo modificada ao longo dos séculos e novos tipos foram criados. Em meio a tantas mudanças e novidades, uma brasileira apaixonada pela dança, Larissa Teixeira, criou um novo conceito: o ballet multifuncional.
A bailarina clássica criou a modalidade pois também tem experiência com ginástica rítmica. O ballet multifuncional é diferente e une a dança com os resultados que podem ser obtidos como os de quem faz academia. Tem exercícios de barra, alongamento, dança contemporânea, ginástica localizada e tudo embalado por música pop.
Como você deve ter notado, o ballet multifuncional é bem distinto. Por isso, confira quais são os benefícios de praticar essa modalidade!
Exercícios localizados
Uma das necessidades vistas pela criadora do ballet multifuncional foi a de ensinar ballet de forma mais dinâmica. Portanto, Larissa quis fugir das aulas clássicas, mas também não quis deixar de lado as posições bases de ballet. Nesse sentido, permaneceu a delicadeza e os movimentos mais leves das bailarinas.
O ballet multifuncional tem exercícios localizados voltados a diferentes partes do corpo, como as pernas, braços e outras áreas. Sendo assim, a união entre dança e atividades específicas localizadas garantem resultados mais positivos.
Perda de gordura
Como o próprio nome já aponta, o ballet multifuncional tem variados módulos, em que as atividades diversificadas tem um pouco de tudo. Na prática há um pouco de pilates, exercícios cardiovasculares, exercícios localizados e aeróbicos.
Tudo isso unido aos movimentos funcionais do ballet. O resultado dessa união de tantas atividades diferentes é a queima de gordura mais elevada. Ou seja, é uma atividade bem interessante para quem quer perder peso para começar a ter mais definição e massa muscular.
Ganho de massa muscular
Ganhar massa muscular não é uma das tarefas mais fáceis. Isso depende da frequência de treinamento, a intensidade das atividades, os tipos de exercícios, estilo de vida e outros fatores. Entretanto, o ballet multifuncional é uma alternativa e tanto para estimular o ganho de massa.
Os exercícios da modalidade utilizam objetos diversos que também são usados em outros tipos de treinos. Desse modo, no ballet multifuncional são utilizadas:
- halteres;
- cordas;
- bolinhas;
- jump;
- bola suíça;
- elásticos;
- escadas de agilidade;
- colchonetes;
- barras de ballet.
Com essa mistura de itens e exercícios fica mais fácil queimar gordura e ter maior ganho de massa muscular. Além disso, a atividade é indicada para crianças a partir de 11 anos.
Definição corporal
O ballet, por si só, já é uma atividade que contribui bastante para a definição corporal. A repetição, os movimentos que mexem com o todo o corpo e os esforços da dança já ajudam muito a deixar o corpo mais definido. Além disso, outras vantagens são:
- aumento da flexibilidade;
- melhora do tônus muscular;
- melhora da postura corporal;
- maior equilíbrio.
É importante ressaltar que o ballet multifuncional não é o mesmo do ballet fitness. Na verdade, as duas modalidades são bem diferentes.
Ainda assim, o ballet multifuncional é uma atividade para unir a dança com exercícios mais específicos e tem resultados expressivos. Portanto, é uma ótima opção para mexer o corpo!
Ainda não conhecia essa modalidade? Compartilhe o post em suas redes sociais e mostre essa novidade para seus contatos!