O pilates é um método de atividade física que ganhou muita popularidade nos últimos anos. Entretanto, a história do pilates teve início ainda em 1880, com o nascimento do seu idealizador e precursor, Joseph Pilates. Continue a leitura e conheça grandes curiosidades sobre essa famosa técnica:
A história do pilates
Joseph Pilates, o homem que deu nome ao pilates, nasceu em uma pequena cidade da Alemanha. Não existe um consenso sobre o seu ano de nascimento, mas acredita-se que tenha sido entre 1880 e 1883.
Filho de pai ginasta e de mãe naturopata, a sua infância foi marcada por doenças como asma, raquitismo e febre reumática. Joseph sempre buscou melhorar a sua condição física por meio de exercícios e de hábitos saudáveis.
Apesar de ter sido uma criança muito frágil, aos 14 anos Joseph Pilates já apresentava uma excelente forma física, sendo convidado a posar para um atlas de anatomia.
O seu objetivo era encontrar o equilíbrio entre corpo e mente. Para isso, passou a estudar ioga, acrobacia, anatomia, ginástica olímpica e medicina tradicional chinesa. Todas essas atividades influenciaram a técnica de pilates que conhecemos hoje.
O surgimento dos equipamentos de pilates
Em 1912, Joseph mudou-se para a Inglaterra. 2 anos depois, durante a I Guerra Mundial, ele foi exilado e passou a trabalhar em um hospital que atendia feridos e mutilados, na Ilha de Man.
As condições do local eram precárias. No entanto, Joseph Pilates ensinava uma série de exercícios físicos e de respiração para os seus companheiros de exílio, incentivando a manutenção da saúde física e mental.
Além disso, Joseph buscou estimular a reabilitação e inclusão de mutilados e de pacientes acamados por meio da adaptação de algumas das suas atividades. O estudioso retirava as molas dos colchões e as utilizava para fazer aparelhos de exercícios nas camas. Assim, surgiu a ideia dos primeiros aparelhos de pilates.
Com o fim da guerra, Joseph voltou à Alemanha, onde pode aprimorar os seus estudos.
A evolução do pilates
Em 1926, Joseph Pilates emigrou para os Estados Unidos. Durante a viagem de navio, ele conheceu a enfermeira Anna Clara Zuener, que viria a ser a sua esposa. Juntos, eles criaram um estúdio na Oitava Avenida, em Nova York. O local era frequentado por grandes bailarinos e atores, o que ajudou a popularizar a prática das atividades idealizadas por Pilates.
Durante os anos 1930 e 1940, Joseph publicou 2 livros: Your Health — A Corrective System of Exercising that Revolutionizes the Entire Field of Physical Education e Return to Life Through Contrology. Além disso, ele e Anna Clara passavam os seus conhecimentos para alunos interessados na técnica.
Com a morte de Joseph Pilates, em 1967, sua esposa passou a administrar o estúdio. Posteriormente, a antiga aluna Romana Kryzanowska assumiu o local. Outros alunos, como o dançarino Ron Fletcher, abriram os seus próprios estúdios, levando o pilates a diversos locais do mundo.
Os benefícios do pilates para o corpo
O pilates pode ser um excelente aliado da dança. Conheça alguns dos seus benefícios:
- aumenta a flexibilidade;
- melhora a resistência física;
- promove o relaxamento e o bem-estar
- otimiza a concentração e a coordenação motora;
- ajuda a corrigir a postura e a respiração;
- fortalece a musculatura;
- aumenta a consciência corporal.
Agora que você já conhece a história do pilates e todos os benefícios que essa prática pode proporcionar para o seu corpo, que tal aderir à atividade? Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais.