Você é uma pessoa apaixonada por balé? Então, provavelmente já ouviu falar muito sobre o American Ballet Theatre! Considerada uma das maiores companhias de dança do mundo, ela atrai admiradores de todos os lugares, tanto pela elegância e competência de seus integrantes, quanto pelo glamour de suas apresentações.
Desde sua fundação, em 1937 — sob o nome de Mordkin Ballet —, a companhia já era formada pelos melhores alunos e fazia diversas apresentações. Mas, após dois anos, foi transformada em um grande núcleo de dança e passou a se chamar Ballet Theatre, tendo como missão desenvolver e criar grandes repertórios.
Mas, afinal, por que o American Ballet Theatre é tão reconhecido? Confira os motivos desse sucesso e se encante por esse balé!
A companhia apresenta um maravilhoso repertório
O intuito do American Ballet Theatre era, além de exibir os melhores balés do passado, incentivar a criação de novas obras. Com isso, a companhia se consolidou, sendo reconhecida em seu país como tesouro nacional e tornando-se referência mundial.
Seu repertório é composto por incríveis espetáculos, como:
- O Lago dos Cisnes;
- A Bela Adormecida;
- Giselle;
- Apollo;
- Les Sylphides;
- Jardin aux Lilás;
- Rodeo;
- Airs;
- Push Comes to Shove;
- Duets.
Vale ressaltar que boa parte desse êxito foi conquistado entre 1945 e 1980, quando a companhia contou com a direção artística de Lucia Chase e Oliver Smith, atingindo plenamente seu objetivo.
Os trabalhos foram criados por renomados coreógrafos
Outro fator muito importante para que a companhia se tornasse tão famosa e uma grande referência é que seus repertórios são obras de grandes gênios coreógrafos, entre os quais podemos citar:
- George Balanchine;
- Anthony Tudor;
- Jerome Robbins;
- Agnes de Mille;
- Twyla Tharp.
Além desses nomes da coreografia, muitos bailarinos famosos passaram pelo American Ballet Theatre, como Alicia Alonso, Fernando Bujones e Alexander Godunov.
Isso sem falar, é claro, dos dedicados diretores artísticos que fizeram e fazem parte desse sucesso, como Mikhail Baryshnikov, que assumiu a direção em 1980, Jane Hermann e Oliver Smith, que deram continuidade ao trabalho em 1990, e Kevin Mc Kenzie, ex bailarino, que está a frente dos trabalhos desde 1992.
Seus repertórios são levados aos grandes palcos do mundo
Embora esteja situada em Nova Iorque, a companhia realiza apresentações nos mais diversos palcos dos Estados Unidos, encantando plateias em todos os estados norte-americanos e em diversos outros países.
Além da temporada de Nova Iorque, o American Ballet Theatre realiza turnês anuais por todo os Estados Unidos, sendo assistido por milhares de pessoas. Ele também é visto em várias outras nações, chegando a ser apresentado em mais de 40 países.
Com o objetivo de levar o melhor do balé ao público mais amplo possível, a companhia inovou ainda mais e, em parceria com o cruzeiro Celebrity Cruises, leva, a partir de 2019, seus lindos espetáculos para o alto-mar. Dessa forma, os passageiros podem desfrutar de lindas apresentações e uma experiência única.
Percebeu como o American Ballet Theatre é importante para o mundo da dança? Então, aproveite para aprender mais sobre essa linda arte, descobrindo o que é e como é feito o ballet de repertório!