Traduzido do inglês, Dom Quixote significa balé em três atos. Nada mais é que uma peça de balé baseada em episódios retirados do grande romance Dom Quixote de la Mancha de Miguel de Cervantes. Você sabia que transformar um clássico da literatura em balé não é uma tarefa muito simples?
Ainda que tenha exigido um pouco mais de dedicação, os elementos que Miguel de Cervantes usou em Don Quixote deram oportunidade para alongar o espetáculo. O conto fala sobre heroísmo, romance e inclusive ilusão. Isso nos leva a vê-lo como o grande ballet Dom Quixote, embora muitas pessoas ainda não o tenham assistido.
Deseja saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro!
Como surgiu o ballet?
O ballet surgiu em meados do século XV, mas os repertórios foram montados e encenados durante o século XIX.
Ballet repertório vem do francês ballet d’action, e se trata de um espetáculo que conta uma história por meio de coreografias divididas, cenas ou atitudes que auxiliam na construção de uma linha temporal da narrativa.
A diferença entre o balé e o teatro é que no ballet o elenco usa apenas o corpo para se expressar e não a fala.
Qual é a importância de conhecer a história dos grandes ballets de repertório?
Os espetáculos dos balés de repertório são muito mais do que apresentações em grandes teatros. Eles retratam contos que envolvem o uso da dança como forma de expressão. E o mais interessante de tudo é que muitas empresas e escolas de dança fazem releituras das suas variações.
Existem alguns repertórios que são muito famosos e entre os principais podemos citar:
- O Lago dos Cisnes;
- Quebra-Nozes;
- O clássico Dom Quixote.
Quais são os principais pontos a respeito do ballet Dom Quixote?
O ballet Dom Quixote conta com muitas peculiaridades e características únicas. Separamos abaixo algumas informações relevantes sobre o tema. Veja!
1. Criação
Originalmente criado para ser apresentado no Teatro Bolshoi, o ballet Dom Quixote foi dividido em 4 atos e 8 cenas. A encenação marcou o início da colaboração entre Petipa e Ludiwg Minkus.
2. Enredo
Um pouco do enredo pode ser visto quando Dom Quixote está à procura de uma mulher que viu em sonhos chamada Dulcinea. Ele tem ao seu lado a companhia de Sancho Panza, o seu fiel escudeiro.
Dom Quixote conhece Kitri ao chegar a Sevilha, uma moça apaixonada por Basílio, mas foi prometida a Gamache. Dom Quixote e Sancho Panza são seguidos por Kitri e Basílio até o acampamento cigano.
O cenário apresenta um clima romântico, mas Dom Quixote percebe que Kitri não é a Dulcineia que está procurando. A trama continua até que os dois se despedem e o personagem continua a sua busca pela mulher amada.
3. Versão e personagens
A versão original do ballet em questão conta com a coreografia de Marius Petipá, com a música de Minkus, com Anna Sobeshchanskaya que faz o papel de Kitri. Também estão presentes Sergei Sokolov na interpretação do personagem Basílio, Pelageya Karpakova que interpretou a Dulcinéia e Dmitri Kuznetsov que fez o papel de Gamache.
Wilhelm Vanner fez Don Quixote e Vasily Geltzer representou o Sancho Pança. Esta versão foi estreada em 6 de dezembro de 1869 no Teatro Bolshoi e fez muito sucesso.
4. Técnicas
As danças utilizadas tinham a essência espanhola e todos os intérpretes do grupo usaram técnicas de leveza, quanto ao andar por meio de dança, até o movimentar das mãos e cabeça. Tudo cuidadosamente criado para representar a peça de Dom Quixote por meio de coreografias.
Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre o ballet Dom Quixote e já sabe que ele costuma a aparecer muito dos espetáculos, já deve ter percebido que essa encenação merece a sua atenção. Busque mais informações sobre o tema e desenvolva algum trabalho sobre o tema.
Gostou do nosso post? Siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a novas postagens!