Você já pensou em fazer poses de ballet para fotos profissionais? Além de auxiliar na divulgação do seu trabalho, os ensaios fotográficos são uma ótima maneira de ajudar você até mesmo na sua evolução como bailarina.
A fotografia faz com que você consiga se enxergar melhor, além de ajudar a notar quais são seus melhores ângulos e as suas qualidades técnicas. Por este motivo, neste texto traremos 5 poses de ballet para você utilizar nas suas fotos. Confira!
1. Tendu
No Tendu, uma das pernas fica esticada ao lado, seja à frente ou mesmo atrás do corpo. Para fazer o movimento em si, você afasta a perna na direção pretendida e arrasta o respectivo pé ao mesmo tempo. Em seguida, levanta primeiro o calcanhar e depois a planta do pé enquanto mantém a ponta do pé apoiada ao chão.
2. Jeté
No Jeté, você precisa “atirar” a perna com energia — daí o seu nome, que significa atirado ou lançado — enquanto a mantém sempre esticada. Esse passo é bem parecido com o Tendu, mas feito com um pouco mais de energia e com o pé fora do chão. Vale pontuar que existem vários tipos desse salto, como os menores ou os maiores, também chamados de grand jetés.
Caso você seja iniciante e mesmo assim deseja treinar as poses de ballet para fotos, uma dica é pedir ajuda de alguém mais experiente para realizar os movimentos. Sua professora — ou professor — e até mesmo um colega pode ajudar tanto nas poses quanto na técnica.
3. Fondu
O Fondu é basicamente uma flexão da perna de base enquanto a outra se recolhe ao mesmo tempo. É como se fosse um Plié, só que somente em uma perna. Como é um movimento composto por vários passos, é ótimo para fazer fotos em sequência.
Uma dica para tirar fotos impactantes com passos de ballet é ter mais autoconhecimento e coragem de experimentar. Para saber qual é o seu melhor ângulo e até as suas maiores qualidades técnicas, você pode treinar as poses e os movimentos no espelho antes de fotografar.
4. Frappé
O Frappé é um dos passos de ballet que conta com um movimento impactante, já que é como se fosse um golpe ou uma batida. Nele, o seu pé repousa levemente sobre o tornozelo do seu pé de apoio e em seguida é necessário esticar a perna e dar o golpe.
Como ele pode ser feito para trás, para a frente ou até mesmo para o lado, também é uma ótima opção para fotos sequenciais. Você pode aproveitar e fazer um ensaio mais dramático para aproveitar o impacto desse passo.
5. Grand Battement
O Grand Battement é um movimento feito com a perna e o respectivo pé sob a forma de uma batida. Com as pernas e o tronco esticados, você precisa afastar a perna que movimentará da perna de base de maneira vigorosa primeiro para a frente e depois para o alto. Ele é mais “livre” e pode ser realizado em qualquer direção.
Essas são apenas algumas poses de ballet para fotos, mas você pode fotografar qualquer movimento que desejar. Para isso, porém, você precisa contar com um bom fotógrafo. Dê preferência para um que já esteja acostumado não a só fotografar, mas a assistir dança. Assim, você terá a certeza de que contratou alguém com um olhar mais apurado e que entende bem esse mundo.
Gostou do assunto deste texto? Então aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam se inspirar com ele!