A moda tem inspirações nas quais muitas vezes nem imaginamos. Uma dessas é o militarismo. Essa tendência tem trazido à tona peças que se tornaram verdadeiros hits, como a jaqueta bomber.
O modelo tem sido constantemente visto nos principais desfiles de moda ao redor do mundo e, mesmo sendo de origem masculina, suas releituras têm possibilitado cada vez mais modelos voltados às mulheres.
A peça alia estilo e sofisticação, sendo elemento importante na composição de looks modernos e cheios de atitude. Acompanhe este post e conheça um pouco mais sobre a jaqueta bomber!
A origem da peça
A jaqueta bomber é uma peça originalmente militar. Ela foi criada pelas forças aéreas americanas em 1917 para o uso dos seus soldados.
O modelo mais largo e com elástico nos punhos e no pescoço permitia mais movimentação durante os treinamentos e até mesmo no controle de aviões.
Com o passar do tempo, a jaqueta deixou de ser um item restrito aos militares e passou a ser confeccionada para comercialização, ganhando principalmente adeptos entre participantes de movimentos urbanos como o hip-hop.
A ascensão da jaqueta bomber na moda
Com a popularização da jaqueta, cada vez mais eram vistas variações da bomber nas ruas. Essa possibilidade de inovar e personalizar a peça chamou a atenção de designers de moda ao redor do mundo.
A peça com uma cara urbana foi ganhando suas próprias características quando se tornou um grande hit da moda. O tradicional couro, composição principal de quando surgiu o modelo, deu lugar ao poliéster e, em algumas ocasiões, à elanca.
Bomber para as meninas
A peça também deixou gradativamente de ser um item masculino e passou a ganhar o status de unissex. A adesão do público feminino foi tanta que as marcas passaram a comercializar modelos totalmente voltados para as mulheres.
Com isso, a bomber começou a sofrer algumas mudanças em suas características para que o corte fosse mais apropriado ao corpo feminino, naturalmente mais delicado.
A forma grande e fofa, tradicional do modelo, deu lugar a peças mais ajustadas ao corpo e composta por materiais mais justos, conforme citamos.
Outra mudança significativa foi a descaracterização do militarismo. Os tradicionais verde-musgo, preto e bege abriram espaço para uma vasta paleta de cores e principalmente estampas, adereços e bordados.
Hoje é possível encontrar muitas opções de bomber com estampas florais, bordados de dragões e mais uma grande possibilidade de ilustrações.
Looks infalíveis usando a bomber
A popularização da jaqueta bomber abriu espaço para várias opções de releitura do modelo, o que possibilita o uso em ocasiões variadas.
Os materiais também sofreram variações e as jaquetas passaram a não ser mais uma peça exclusiva para os dias frios. Confira algumas ocasiões e composições perfeitas para usar a bomber!
Bomber e vestido
Essa combinação é super possível de acontecer. Opte por uma jaqueta oversized ou mais tradicional, que naturalmente é maior. Se a bomber foi estampada ou colorida, o vestido precisa ser bem sóbrio, em cores neutras.
Composições com calça
É possível usar a bomber com todos os tipos de calça. Uma ótima alternativa para looks mais informais é a combinação de bomber estampada com calça jeans rasgada, com uma lavagem mais clara.
Com saia ou short
É possível usar a bomber com peças mais curtas como saias e shorts. Entretanto o cuidado que deve ser tomado é quanto ao comprimento da jaqueta. Ela precisa ser mais curtinha, bem feminina, para equilibrar bem o visual.
Em um look de trabalho
Por que não usar a bomber no dia a dia de trabalho? Se seu emprego não exigir uma composição formal, é completamente possível! Opte pelas bombers de cor tradicional como verde militar, preto, bege ou rosé. Dispense as estampadas!
Seja em uma composição mais estilosa e informal ou para algo mais sério e elegante, a jaqueta bomber promete muita sofisticação ao visual! Gostou do post? Deixe alguma dica nos comentários ou marque alguma amiga para que ela também saiba tudo sobre a bomber!