Pessoas que dançam tendem a ser bem mais saudáveis por si só. Dançar é um excelente exercício para o corpo e para a mente, além de ser divertido e uma forma de expressar emoções. Porém, assim como qualquer atividade física, é importante ter uma rotina saudável para dançar melhor.
Seja no ballet, dança de salão, footwork ou qualquer outro estilo, é importante tomar alguns cuidados para não prejudicar sua saúde enquanto dança. São pequenas mudanças de hábitos que vão melhorar seus passos e também sua qualidade de vida.
Acompanhe e veja aqui como manter uma rotina saudável para dançar melhor!
Reserve um tempo específico para a dança
A menos que dançar seja sua profissão, o dia a dia de muitas pessoas é bastante corrido, o que não deixa tanto espaço para praticar. Por isso algumas pessoas apenas vão parando com o tempo, perdem um pouco da prática e se sentem menos motivadas a continuar.
Uma forma de lidar com isso é ter um tempo certo para a dança. Aquele momento em que nada vai te interromper, você pode praticar seus passos ou apenas seguir o ritmo da música sem culpa.
Use roupas adequadas
Ter a roupa certa para dançar é uma questão tanto de conforto e de saúde quanto de estilo. Cada peça deve ser pensada para não interferir nos seus movimentos nem causar arrastos enquanto você dança. Tecidos mais respiráveis também são o ideal, para que você não sinta tanto calor. A última coisa que você quer enquanto dança é uma insolação.
Tenha uma alimentação balanceada
A sua dieta faz toda a diferença na sua saúde e também na sua dança. Afinal, o corpo precisa de diversos nutrientes, não apenas de energia. Ao mesmo tempo, refeições muito pesadas causam desconforto e te atrapalham na hora de dançar.
Pense naquilo que você come com cuidado. Se achar necessário, busque um profissional de nutrição para te ajudar a montar uma dieta ideal para sua saúde e para suas rotinas de dança.
Faça um alongamento antes de começar
É verdade que, na hora de dançar, muitas pessoas se animam e querem começar com os passos mais divertidos logo de cara. Porém, isso não contribui com uma rotina saudável de dança. Antes de começar, o ideal é fazer um alongamento e aquecimento. Isso te ajuda a evitar câimbras e a aproveitar melhor os seus ritmos favoritos.
Entenda seus próprios limites
Mesmo para quem ama todos os estilos e ritmos, não é possível dançar para sempre. Se você tentar, pode acabar prejudicando sua saúde a longo prazo. Dançar é divertido, mas tenha cuidado para respeitar os limites do seu corpo. Seja na hora de fazer passos complexos ou só dançar por mais tempo do que o normal.
Com essas dicas, você já pode ter uma rotina saudável e dançar com mais paixão do que nunca. São pequenos cuidados que contribuem com sua qualidade de vida e também na hora de praticar suas danças.
Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então siga-nos no Facebook e no Instagram e fique sempre por dentro das nossas novidades!